Agricultura de Precisão traz mais confiabilidade ao processo de gerenciamento agrícola

canavial005

O uso da tecnologia de informação para o gerenciamento de operações agrícolas é imprescindível para o desenvolvimento e evolução da cana-de-açúcar. A utilização do gerenciamento agrícola baseado na variação espacial e temporal da produção – conhecida como de Agricultura de Precisão (AP) – tem sido uma das ferramentas para otimização dos recursos, gerando assim uma maior eficiência, produtividade e redução de custos.
O Grupo Barralcool já faz o uso dessa tecnologia em diversas fases do processo de produção agrícola e recentemente adicionou uma nova ferramenta que está contribuindo para uma maior agilidade e confiabilidade no monitoramento e controle de pragas e de pré-análise da cana-de-açúcar: o uso de um software, instalado em smartphones, que através do uso de GPS do aparelho, transmitem o ponto exato que foi analisado pela equipe de monitoramento.
O responsável pela implantação do software na empresa é o analista de controle agrícola júnior, Eduardo Peixoto de Souza. Segundo o mesmo, antes da implantação esse mapeamento era feito de forma manual. “A equipe de monitoramento, antigamente, utilizava apenas a planilha de preenchimento, não sendo possível calcular com precisão o ponto onde a amostra tinha sido colhida no talhão. Agora, com o software instalado no smartphone, sabemos o local exato da marcação” explica Peixoto.
José Carlos Ferreira dos Santos, engenheiro agrônomo do Grupo e responsável pelo setor de monitoramento, destaca as outras funcionalidades do uso do aparelho. “Com o telefone em mãos, a equipe pode passar as informações em tempo real, visto que utilizamos outro aplicativo de mensagens em grupo para sanarmos dúvidas da equipe, ou registrarmos através de fotos, situações anormais ou que gerem dúvidas. Resumindo, a utilização dessa ferramenta traz mais qualidade e confiabilidade ao monitoramento” pontua Souza.

Confira mais receitas deliciosas que você pode preparar com o açúcar Barralcool Leia mais notícias Leia mais novidades da Sala de Imprensa