Grupo recebe indicação positiva após auditoria do Compromisso Nacional

A empresa comprovou que adota boas práticas trabalhistas junto ao campo.

O Grupo Barralcool, recebeu na última sexta-feira (27 de janeiro) a indicação de conformidade com o Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Cana-de-açúcar.  Após uma auditoria que analisou vários setores, a Barralcool atestou para as auditoras que o grupo cumpre os requisitos necessários para receber o selo de conformidade. Assim que comprovado o cumprimento dos termos do Compromisso, a Barralcool receberá um selo e terá seu nome inserido em uma lista positiva, que ficará disponível no site da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Dentre os requisitos necessários para se demonstrar a conformidade e ser indicado a receber o selo, o Grupo Barralcool teve que comprovar que possui contrato de trabalho com todos os cortadores de cana; transporte de colaboradores dentro das especificidades do Compromisso; trabalho voltado para a Saúde e Segurança do trabalhador; transparência na aferição da produção dos cortadores; alimentação; organização sindical e negociações coletivas; responsabilidade no desenvolvimento voltado a comunidade; divulgação de boas práticas, dentre outras.

A auditoria foi realizada pela UHY Moreira , empresa que atua em mais de vinte países, que foi credenciada pela Secretaria-Geral da Presidencia da Republica através de chamada pública.

As auditoras responsáveis foram Maria Consuelo dos Santos Bandeira e Bruna Paulino de Medeiros que estiveram presentes na usina na semana do dia 23/01, na reunião de encerramento a auditora Maria Consuelo afirmou que dentre as unidades visitadas por ela o Grupo Barralcool esta muito a frente e elogiou todas as iniciativas socioambientais realizadas pelo Grupo em beneficio dos cortadores e da comunidade onde esta inserida.

O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-açúcar foi firmado em junho de 2009 pelas entidades representativas do setor, usinas signatárias e o Governo Federal. Mais de 75% das usinas brasileiras aderiram ao Compromisso, demonstrando posicionamento claro do setor para com as boas práticas no campo.

No último mês de julho a Secretaria-Geral da Presidência da República anunciou a prorrogação do Compromisso por mais um ano. Na fase atual as usinas estão sendo auditadas para o processo de certificação, como ocorrido com o Grupo Barralcool.

Confira mais receitas deliciosas que você pode preparar com o açúcar Barralcool Leia mais notícias Leia mais novidades da Sala de Imprensa