?> Barralcool promove conscientização ambiental no Dia da Árvore Ler Mais">

Barralcool promove conscientização ambiental no Dia da Árvore

Por Jorge Figueiredo
em 22 de setembro de 2015 às 14:05


Dia da árvore 18

O Grupo Barralcool, através de seu Projeto Plante Vida, realizou um conjunto de atividades em comemoração ao Dia da Árvore, na Escola Estadual Professora Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres/MT. O coordenador do SGA – Sistema de Gestão Ambiental, o engenheiro ambiental Sidney Marques Júnior, realizou um trabalho de conscientização socioambiental através de uma divertida palestra. Na ocasião, participaram também o Projeto Doce Vida, com uma bela e cativante apresentação de violão acústico.

Sidney ressalta a importância de promover essas atividades: “esse trabalho de conscientização socioambiental junto às escolas é de suma importância. Trabalhar temas como responsabilidade ambiental, com crianças que estão no processo de formação, faz com que elas criem essa consciência de preservação e conservação do nosso planeta”.

Ao final, foi realizado um quiz com perguntas relacionadas à palestra, sorteios de brindes, distribuição de mudas para todos os alunos da escola e o plantio de mudas nas intermediações da escola. Nesse momento as crianças receberam instruções sobre a maneira correta de realizar o plantio de mudas de espécies nativas. No pátio da escola, além da conscientização ambiental os alunos receberam orientações sobre as certificações que a empresa possui, a ISO 9001 – Sistema de Qualidade – escopo produção de açúcar e etanol desde a entrada da matéria-prima até a expedição dos produtos, que garante a padronização no processo de produção, e, na FSSC 22000 – Sistema de Gestão em Segurança de Alimentos, que monitora a segurança do alimento desde a colheita da matéria-prima até chegar ao consumidor final. De uma forma bem didática e intuitiva, através de banner instalado, as crianças aprenderam um pouco mais sobre a importância das certificações.

O departamento de SGA do Grupo Barralcool além da conservação das APP’s vem desde 2007 realizando atividades ambientais que vão desde palestras nas escolas, concursos de redação e desenho, soltura de alevinos, recolhimento de óleo de fritura com a conscientização do descarte correto e reciclagem, até a distribuição de mudas para comunidade. O Projeto Plante Vida do Grupo Barralcool, já realizou o plantio de aproximadamente 1 milhão de mudas desde sua implantação e conta com um viveiro com capacidade produtiva de 150 mil mudas/ano.