?> Colaboradores participam de bate-papo sobre prevenção e diagnóstico do Câncer da Próstata Ler Mais">

Colaboradores participam de bate-papo sobre prevenção e diagnóstico do Câncer da Próstata

Por Jorge Figueiredo
em 3 de janeiro de 2020 às 8:35


Se o mês de outubro foi dedicado à orientação e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, em novembro o de mobilização na luta contra o câncer da próstata, segunda maior causa de morte no Brasil por câncer entre homens. Estima-se que 1 em cada 6 homens desenvolverá a doença no decorrer da vida.

O preconceito ainda é um dos fatores que influenciam da detecção precoce da doença, aja vista que ainda há uma grande resistência por parte dos homens em realizar os exames de rotina, principalmente o do toque retal. Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer – 77% dos entrevistados concordam totalmente que ‘os homens não fazem exame do toque retal por preconceito’.

Pensando na quebra desse tabu, o Grupo Barralcool, realizou no dia 14 de novembro um bate-papo com o Dr. Elder de Oliveira, médico urologista, que orientou os colaboradores sobre a prevenção e diagnóstico do Câncer de Próstata. Após as palestras, Elder, atendeu os colaboradores que agendaram a consulta previamente.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer da próstata.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa que só se manifesta em estágio avançado. Por isso, se você tiver casos na família, deve fazer os exames já aos 45 anos. Outros fatores que encaminham para o desenvolvimento da doença são o fumo, excesso de peso, o uso de bebidas alcoólicas e o sedentarismo.