?> Compliance em uma nova fase: desenvolvimento e aperfeiçoamento das Políticas e Código de Conduta Ler Mais">

Compliance em uma nova fase: desenvolvimento e aperfeiçoamento das Políticas e Código de Conduta

Por Jorge Figueiredo
em 17 de dezembro de 2019 às 10:50


O Grupo Barralcool segue a todo vapor na árdua missão de implantar o seu Programa Compliance. Para que seja efetivado, além do comprometimento de todos, é necessário que sejam cumpridas algumas etapas, conforme informado em edições anteriores.

O primeiro passo foi dado quando a alta administração manifestou o total interesse na implantação do programa, se envolvendo no planejamento e na execução das ações, designando um profissional, o Compliance Officer (Roberto Romas), que ficou responsável por todo projeto.

No final de 2018, os líderes e gestores foram informados e capacitados sobre o programa. Em janeiro de 2019, foi realizado o lançamento do Programa, onde todos colaboradores tomaram conhecimento sobre a implantação do Compliance. Vale ressaltar que em agosto, foi realizado uma capacitação com os funcionários que não puderam estar presentes na semana do lançamento.

Passado esse momento, foi realizado um levantamento de riscos e oportunidades, com todos os setores do nosso Grupo. Nessa fase foram realizadas análises dos riscos e impactos negativos os quais a empresa está exposta.

Atualmente o programa encontra-se na fase de criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas da empresa, assim como o aprimoramento do nosso Código de Conduta. Para isso, foram criados Comitês que desde julho, com base nos levantamentos de riscos validados pela alta direção, estão trabalhando na elaboração desses documentos, que após definidos, serão divulgados amplamente às partes interessadas.

Sobre o Compliance

O termo compliance tem origem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna ou pedido. Ou seja, em outras palavras, estar em “compliance” é estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos.

O Grupo Barralcool está implantando o Programa Compliance, objetivando a adoção de medidas anticorrupção, fundamentadas na legislação aplicável, na missão visão e princípios e valores da Organização.