Plano de Gerenciamento Ambiental

O Grupo Barralcool possui documentos implementados que demonstram o atendimento aos requisitos do Padrão de Produção Bonsucro e da sua Cadeia de Custódia, estas documentações estão indicadas no Sistema Interno de Documentações e em casos de consultas relativas ao processo de Gestão conforme o Padrão Bonsucro as mesmas podem ser esclarecidas junto ao Departamento de Qualidade e Certificações da Empresa.

SGA-PGA-0001 – Monitoramento de Fauna

Objetivo: O resgate e monitoramento dos acidentes por atropelamento da fauna busca minimizar os impactos na biodiversidade na área de influência do empreendimento.

SGA-PGA-0002 – Monitoramento de Flora

Objetivo: Fomentar o reflorestamento com espécies arbóreas nativas da região para recuperação de Área de Preservação Permanente e áreas degradadas.

Contribuir com a formação dos corredores da biodiversidade, possibilitando sua ligação com fragmentos florestais, facilitando o deslocamento e integração de espécies da fauna e flora, aumentando assim a biodiversidade terrestre e aquática local.

SGA-PGA-0003 – Plano de Conservação do Solo

Objetivo: Este plano tem por objetivo registrar os procedimentos adotados pela Usina Barralcool S/A no que tange a conservação do solo. Visando a proteção e conservação da qualidade do solo através do uso de práticas agrícolas adequadas de manejos de conservação e adotando medidas mitigadoras quando ocorrerem necessidade de ações emergenciais caso houver algum dano ao meio ambiente

Objetivo do programa é garantir a qualidade do solo e do plantio de cana, de forma a evitar o pisoteio da linha e entrelinha das áreas agricultáveis. Sendo assim importante o treinamento dos funcionários para evitar o pisoteio e, consequentemente, a compactação do solo.

SGA-PGA-0004 – Plano de Aplicação de Vinhaça

Objetivo: Para o controle da vinhaça adotou se como diretrizes a adoção de procedimentos operacionais de campo e das atividades de monitoramento e controle analítico da vinhaça e do solo, aonde há aplicação de vinhaça.

Mediante ao cumprimento destas diretrizes, espera-se ter efetividade no gerenciamento do processo de aplicação de vinhaça.

Como escopo deste PGA, tem se o monitoramento de vinhaça incluindo a sua armazenagem, a sua transferência para áreas fertirrigadas e a sua aplicação no solo.

O monitoramento de solo é realizado com base na Norma Técnica P 4.231 – Vinhaça – Critérios e Procedimentos para Aplicação no Solo Agrícola, que estabelece a necessidade de caracterização da qualidade do solo que receberá a aplicação de vinhaça. O monitoramento semestral de solo (atendimento a condicionante da Licença de Operação), com o resultado geral das análises de solo do Programa de monitoramento anual de solo das áreas fertirrigada, onde, as análises realizadas dentre os meses de maio e novembro são encaminhadas como período sazonal seco e as análises realizadas entre os meses de dezembro e abril encaminhadas como período sazonal úmido.

SGA-PGA-0005 – Monitoramento de Águas Superficiais

Objetivo: Monitorar a qualidades das águas superficiais, cujas bacias de contribuição estão inseridas na área da unidade industrial e entorno, na área de influência direta (AID) para verificar se está havendo alguma alteração por fatores antrópicos, podendo ser por influência da usina ou externas. Constatando-se que há influência direta da usina em possível queda na qualidade das águas superficiais da região, as medidas serão providenciadas e sanadas. Monitorar os volumes outorgados para a Captação Superficial e Subterrânea.

SGA-PGA-0006 – Regularização Ambiental de Imóveis Rurais

Objetivo: Promover e incentivar a regularização ambiental dos imóveis rurais fornecedores de cana-de-açúcar para a Empresa.

SGA-PGA-0007 – Apliacação de Agroquímicos e Destinação das Embalagens

Objetivo: Tem por objetivo minimizar as contaminações difusas no meio ambiente (principalmente solo), bem como a proteção dos trabalhadores envolvidos e destinação ambientalmente correta de seus resíduos.

SGA-PGA-0008 – Monitoramento e Controle do Ruído

Objetivo: Assegurar o atendimento aos limites de emissões de ruídos, evitando a poluição sonora e a não conformidade legal, determinando os níveis sonoros susceptíveis de provocar danos auditivos ou deterioração ao meio ambiente.

SGA-PGA-0009 – Acompanhamento de Geração e Monitoramento dos Efluentes Industriais

Objetivo: Assegurar que a Usina BARRALCOOL atenda à legislação ambiental pertinente a efluentes através da adoção de medidas e de equipamentos de controle.

SGA-PGA-0010 – Plano Logístico de Tráfego

Objetivo: Buscar sempre a melhoria contínua no transporte de cana-de-açúcar visando à qualidade do transporte, a Segurança dos Trabalhadores e comunidade no entorno, Proteção ao Meio Ambiente e melhoria nas vias públicas e particulares

SGA-PGA-0011 – Utilização Consciente da Energia

Objetivo: Assegurar à utilização consciente da energia elétrica, e a melhora no desenvolvimento e aproveitamento das instalações e equipamentos elétricos.

SGA-PGA-0012 – Monitoramento Atmosférico

Objetivo: O objetivo do monitoramento de emissões é acompanhar através de amostragem em chaminé a emissão das caldeiras, para verificar o atendimento a legislação ambiental pertinente. A análise qualitativa e quantitativa dos gases permitirá avaliação do sistema de controle.

Manter a Correta Manutenção da Frota quanto a Emissão de Fumaça Preta, nos termos da Portaria IBAMA n° 85 de 17.10.96, para controle das emissões gasosas provenientes dos veículos movidos a diesel que regularmente adentram o pátio industrial, de forma a, progressivamente, diminuir eventual desconformidade em relação ao padrão de emissão fixado.

SGA-PGA-0013 – Programa de Prevenção e Combate à Incêndios em Áreas Rurais

Objetivo: O programa visa, com base nas informações da propriedade, localização e histórico das áreas, se anteceder a possíveis incêndios de forma a traçar medidas para evitá-los, bem como elencar as ações, métodos e equipamentos que a empresa possui para aprimorar a prevenção e combate ao incêndio em páreas rurais.

SGA-PGA-0014 – PGRSI – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

Objetivo: Implementar um sistema de gestão de resíduos, de forma a garantir a correta coleta, segregação, identificação, manuseio,acondicionamento,armazenamento,transporte,tratamento e disposição final dos resíduos gerados, atendendo de forma consistente a legislação aplicável e promovendo a sustentabilidade das operações da empresa.

SGA-REG-0003 – LAIA -Levantamento de Aspecto e Impacto Ambiental – Agrícola / INDICADOR

Objetivo: É instrumento preventivo usado na gestão ambiental com o objetivo de identificar em um determinado projeto ou atividade, os “aspectos e impactos ambientais” significativos, para que sejam planejadas e tomadas medidas de controle e mitigação dos mesmos.

SGA-REG-0004 – LAIA -Levantamento de Aspecto e Impacto Ambiental – Industrial / INDICADOR

Objetivo: É instrumento preventivo usado na gestão ambiental com o objetivo de identificar em um determinado projeto ou atividade, os “aspectos e impactos ambientais” significativos, para que sejam planejadas e tomadas medidas de controle e mitigação dos mesmos.

SGA-REG-0005 – LAIA- Levantamento de Aspecto e Impacto Ambiental – Oficina Mecânica

Objetivo: É instrumento preventivo usado na gestão ambiental com o objetivo de identificar em um determinado projeto ou atividade, os “aspectos e impactos ambientais” significativos, para que sejam planejadas e tomadas medidas de controle e mitigação dos mesmos.