?> Estudantes de Agronomia do Rio Grande do Sul visitam o Grupo Barralcool Ler Mais">

Estudantes de Agronomia do Rio Grande do Sul visitam o Grupo Barralcool

Por Jorge Figueiredo
em 23 de junho de 2016 às 9:51


Na tarde de terça-feira (21), o Grupo Barralcool recebeu a visita dos alunos do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Os estudantes, que enfrentaram uma viagem de 2.400 km, acompanharam de perto o processo de colheita realizada no canavial.

Inicialmente os 40 discentes foram recepcionados no auditório de controle agrícola, onde receberam informações sobre a história do Grupo Barralcool. O Colaborador Rafael Caputo, supervisor de manutenção, explicou sobre funcionamento da área industrial. Olivia Santos, trainee, apresentou aos alunos as certificações ISO 9001 – Sistema de Qualidade – escopo produção de açúcar e etanol desde a entrada da matéria prima até a expedição dos produtos, que garante a padronização no processo de produção, e, a FSSC 22000 – Sistema de Gestão em Segurança de Alimentos, que monitora a segurança do alimento desde a colheita até chegar ao consumidor final.

O engenheiro agrônomo, José Carlos Ferreira Oliveira, fechou o ciclo de palestras explicando as técnicas usadas para o cultivo da cana-de-açúcar. Em um segundo momento, os acadêmicos foram levados a uma frente de corte, onde puderam tirar suas dúvidas sobre o processo de colheita, acompanhando de perto o funcionamento de uma colhedora de cana-de-açúcar.