?> Grupo Barralcool conscientiza funcionários sobre riscos no Carnaval Ler Mais">

Grupo Barralcool conscientiza funcionários sobre riscos no Carnaval

Por Jorge Figueiredo
em 10 de fevereiro de 2016 às 7:13


O Grupo Barralcool, através de sua equipe interna de Recursos Humanos (Sistema de Treinamentos e Medicina do Trabalho), realizou de 28 de janeiro a quatro de fevereiro, a campanha “Bloco da Prevenção”. Ao som de marchinhas de carnaval e através de um bate-papo bastante descontraído, os colaboradores receberam orientações sobre DST, Álcool, Fumo e Drogas, além de Primeiros Socorros. A proposta do evento, além de atender às exigências do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), foi de conscientizar, sensibilizar e informar os trabalhadores sobre os riscos da prática de sexo inseguro, do uso de drogas e álcool, que se potencializam nesta época.

 Para Girlene Costa, Coordenadora de Desenvolvimento Humano do Grupo Barralcool, as orientações não servem apenas para os “foliões”: “Procuramos de maneira espontânea e focada, abordar assuntos que envolvem o contexto do carnaval. De fato, nesta época, muitas pessoas, principalmente adolescentes e jovens, saem de suas casas para festejar e descontrair, podendo, nestas circunstâncias, estarem expostos a certos riscos. Ressaltamos que estas orientações preventivas são válidas para todos os colaboradores, inclusive para os que não saem para curtir o carnaval, até mesmo porque a problemática do uso das drogas, por exemplo, se faz presente na nossa sociedade, para além da festa carnavalesca”.

 Rogério Batista de Araújo, operador de envase e empacotamento, ressaltou sobre a importância do aprendizado que recebeu: “achei muito bom essa iniciativa da empresa em alertar seus colaboradores sobre os riscos de se pegar DST’s. Hoje em dia é muito fácil contrair uma doença, a gente tem que se cuidar muito. Só tenho a agradecer pelo aprendizado, até comentei com minha esposa sobre as palestras e o que aprendi de novo”.

 No total, foram realizadas duas palestras por dia, que ocorreram no período da manhã e da tarde, em dois lugares diferentes: na Sala de Controle Agrícola, na planta industrial da Usina, e no Espaço SENAI, no 4 Marcos. Participaram destas palestras 455 colaboradores.

Os palestrantes Marcio Antonio da Silva e Azélia Nair da Silva, Técnicos de Enfermagem do Trabalho do Grupo Barralcool, abordaram os temas de modo claro e objetivo, possibilitando que a exposição e troca de vivências, reforçassem a necessidade da prevenção.