?> Grupo Barralcool e a produção de um açúcar muito mais seguro Ler Mais">

Grupo Barralcool e a produção de um açúcar muito mais seguro

Por Jorge Figueiredo
em 16 de agosto de 2013 às 9:23


Hoje uma das principais responsabilidades das organizações é produzir, manipular, armazenar, transportar e distribuir produtos alimentícios seguros e livres de qualquer contaminação que possa prejudicar a saúde do consumidor. Não é só uma das responsabilidades, como também a principal exigência diante de um mercado competitivo. Portanto, a organização precisa demonstrar sua habilidade em controlar prováveis riscos existentes na linha de produção ou no próprio alimento.

O Grupo Barralcool conta com alta tecnologia para produzir alimentos seguros. Na etapa de secagem do açúcar possui um eficaz controle de temperatura a fim de reduzir a níveis aceitáveis os riscos microbiológicos. No processo de envase conta com três peneiras vibratórias para eliminar os riscos físicos e quatro separadores magnéticos com acionamento automático que garantem a retirada de partículas magnéticas presentes. Além disso, tem instalado quatro detectores de metal com sistema automatizado que inspecionam e garantem a qualidade e a segurança do açúcar.

Além do aporte tecnológico, a Barralcool estabeleceu normas e procedimentos utilizados no controle de acesso às áreas críticas (catracas), sendo que nessas áreas, além do controle de acesso, é obrigatório o uso de jalecos, toucas e calçados especiais para reduzir o risco de contaminação, demonstrando dessa forma o comprometimento da empresa em disponibilizar recursos e dos colaboradores em seguir as normas estabelecidas. O açúcar Barralcool possui duas certificações, ISO 9001 e a ISO 22000, que garantem aos nossos consumidores a qualidade e a segurança do alimento, firmando-se como pioneira em MT quando o assunto é o alto nível na produção de açúcar cristal.