?> Grupo Barralcool finaliza safra 2012 com investimentos em tecnologia Ler Mais">

Grupo Barralcool finaliza safra 2012 com investimentos em tecnologia

Por Jorge Figueiredo
em 4 de janeiro de 2013 às 6:21


Chega ao fim mais uma safra para o Grupo Barralcool, a conclusão da temporada da colheita de cana-de-açúcar, que começou em maio de 2012, é motivo de satisfação e agradecimento na usina geradora de mais de 2500 empregos diretos, o grupo encerra a safra com números positivos ( Biodiesel 26.000.000 litros / Energia 76.621,119 MW / Etanol anidro 65.353.000 / Etanol hidratado 84.792.000 / Sacas de Açúcar 1.260.000 / Levedura Seca 639.900 KG/ Ton. de cana 2.351.610,22 ), mas afirma que esta foi uma safra com algumas dificuldades ocasionadas pelas condições climáticas afetando diretamente na qualidade da matéria prima. Observando os números, resultados e comparando-os aos das safras passadas, constata-se uma variação significativa de produtividade, e vimos estas indicações em todos os estados produtores de açúcar e etanol.

“Os fatores climáticos dificultaram a safra deste ano, mas mesmo assim tivemos bons resultados, e ainda para compensar as intemperes nossos acionistas assim como a própria Barralcool investiram na renovação dos canaviais, o que nos trará bons resultados a médio prazo. Entre os investimentos feitos neste ano podemos enaltecer o novo sistema de fertirrigação que ira atender a 16.000ha, evitando desperdícios de maneira moderna. A projeção para a próxima safra é de crescimento, chegando assim a 2.600.700,00 ton/cana. Sabemos das dificuldades que o setor sucroalcooleiro vem enfrentando, mas em nome da nossa diretoria afirmo que continuamos a acreditar neste seguimento” pontuou o diretor presidente do Grupo Barralcool João Nicolau Petroni.

Segundo o Gerente Industrial José Raimundo o Grupo continuará investindo em tecnologia, “Temos um gráfico ascendente de recuperação industrial, a nossa meta é estar entre as melhores do Brasil , todos os nossos projetos são auto sustentáveis, temos esta preocupação quando fazemos investimentos, compramos uma moenda nova para o 1º terno e otimizamos a do 2º terno na mesma condição do 1º para ter maior condição de moagem, estamos renovando toda sala de fermentação e também melhorando as condições de produção de vapor, nosso compromisso é deixar cada vez mais a usina viável termicamente para atender toda sua demanda e exportar energia excedente” afirma o gerente industrial.

O Grupo Barralcool foi a primeira usina que se tem conhecimento no mundo a integrar os quatros bios, sendo eles: Bioetanol, Bioenergia alimentar (açúcar), Bioeletricidade, Biodiesel. A usina foi inaugurada em 1983, já em 2007 inaugurou a primeira fabrica de biodiesel do estado mato-grossense , mais um fator que faz deste grupo diferente dos demais do seguimento sucroenergético. No ultimo ano o Grupo Barralcool teve grandes investimentos na área de fabricação de açúcar visando a conquista de novas certificações que demonstraram a segurança e qualidade de seus produtos, uma delas foi a FSSC 22000, norma internacional que garante a segurança do alimento. A empresa também esta ranqueada entre as maiores do estado de Mato Grosso segundo as edições de 2011 e 2012 do anuário “Maiores e Melhores”, da Revista Nacional Valor Econômico.