?> Grupo Barralcool já recuperou 850 hectares em APPs com seu Projeto Plante Vida Ler Mais">

Grupo Barralcool já recuperou 850 hectares em APPs com seu Projeto Plante Vida

Por Jorge Figueiredo
em 18 de março de 2013 às 11:14


Desenvolvido pelo Grupo Barralcool o Projeto Plante Vida que teve seu inicio em 2007 e possibilitou até o momento o plantio de mais de 700.000 mudas nativas. O investimento resultou na recuperação de cerca de 850 hectares em áreas de preservação permanente, localizadas em propriedades dos acionistas e fornecedores de cana-de-açúcar.

A empresa possui um viveiro de mudas, no local são mantidos no pico de produção entre dez a quinze colaboradores, o que possibilita o fornecimento de mais de 150.000 mudas por ano. A ação contempla a medição, o preparo de solo, o plantio e a condução das mudas com capina, coroamento, irrigação em períodos de estiagem e apresentação de Laudo Técnico Anual de Acompanhamento do processo evolutivo da recomposição da vegetação nativa por responsável técnico habilitado junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O Projeto ainda atende a comunidade realizando palestras e distribuição de mudas, as ações são desenvolvidas muitas vezes em parceria com as escolas do municipio em datas comemorativas como o dia do meio ambiente, dia da árvore e no dia mundial da água que acontece no próximo dia 22/3.
Os colaboradores acompanham o projeto e indicam as espécies mais adequadas e a forma em que as árvores serão plantadas. O monitoramento das áreas reflorestadas é acompanhado pelo engenheiro ambiental do Grupo Barralcool.

Entre outros pontos, a recomposição destas áreas contribui para a formação dos corredores da biodiversidade, possibilitando sua ligação com fragmentos florestais, o que facilita o deslocamento e integração de espécies da fauna, aumentando assim a biodiversidade terrestre e aquática local, como é o caso da presença de capivaras, arararas, entre outras espécies. Além disso, contribuem para a melhoria da qualidade da água beneficiando a comunidade da região.

Além deste Projeto o Grupo Barralcool conta com várias outras iniciativas que vão desde a soltura de peixes no Rio Paraguai, coleta e destinação correta do óleo de fritura, palestras sobre incêndios e também apoia projeto de tratamento de água através da analise de poços artesianos em nossa cidade.