?> Grupo Barralcool realiza simulado de evacuação geral Ler Mais">

Grupo Barralcool realiza simulado de evacuação geral

Por Jorge Figueiredo
em 5 de Maio de 2015 às 14:45


Seguindo as exigências da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Corpo de Bombeiros, o Grupo Barralcool realizou, na tarde desta terça-feira (05), um simulado de evacuação geral da empresa. A lei exige que a atividade seja realizada anualmente e com o menor número de colaboradores cientes da informação de sua realização, para garantir a maior semelhança com uma situação real.

Segundo o coordenador de segurança ocupacional do Grupo Barralcool, Luiz Felipe Vasques, a simulação também cumpre o objetivo de capacitar a Brigada de Emergência caso ocorra algum incidente. “Eles estão preparados para atender conforme regem as normativas”, explica ele. “Na simulação, assim como em uma situação real, os brigadistas devem trabalhar para evitar acidentes na evacuação, como, por exemplo, o ‘efeito manada’, no qual as pessoas correm desorientadamente e podem atropelar umas às outras. Uma das funções dos brigadistas é entrar nos setores e orientar a saída dos colaboradores para que eles mantenham sempre a calma.”

No total, o Grupo Barralcool possui 5 pontos de encontro de emergência, sendo três dentro das dependências da empresa, um em frente a planta da unidade de Biodiesel e outro na entrada próxima ao estacionamento. Todos os prédios possuem indicação para que os colaboradores do setor se dirijam até o ponto de encontro mais próximo. Além disso, a Brigada possui um ponto específico, próximo aos equipamentos necessários para a reversão de qualquer incidente.

Confira as fotos: