?> Grupo Barralcool reforma balsa de acesso à aldeia Umutina Ler Mais">

Grupo Barralcool reforma balsa de acesso à aldeia Umutina

Por Jorge Figueiredo
em 3 de janeiro de 2020 às 8:41


O Grupo Barralcool, atendendo a uma solicitação da Aldeia Umutina, promoveu a reforma da balsa e rampa de acesso, utilizada para travessia do rio Paraguai, que há mais de um ano estava sem condições de uso. Outra ação realizada foi a gradagem de 40 hectares de solo, que está sendo preparado para o plantio de arroz e milho.

A cerimônia de entrega da balsa, foi realizada no dia 11 de dezembro, com a presença do diretor-presidente do Grupo Barralcool, Agostinho Sansão, o diretor adjunto, Rene Junqueira Barbour, o Comandante da 12ª CIPM de Barra do Bugres, Major PM Rogerio Sávio da Silva, acompanhado do SUB TEN PM Marivaldo Marcos Magalhães, autoridades indígenas e colaboradores da empresa que realizaram as melhorias na embarcação.

Dentre as intervenções, destacam-se a reforma completa da balsa utilizada para atravessar o rio. “Encontramos a balsa sem nenhuma condição de uso. Promovemos uma reforma completa nas estruturas da balsa, reforçando os lastros de madeira, trocando as passarelas de acesso, a remoção das nadadeiras, além da instalação de uma cobertura, bancos e melhorias na rampa de acesso.” Explica, Mizael Rosa, coordenador de fertirrigação do Grupo Barralcool, responsável pela execução dos serviços. 

“Temos que melhorar a qualidade de vida e oportunidades dentro da comunidade indígena, para que os jovens tenham interesse em ficar e preservar a cultura do povo. Se não houver uma perspectiva de vida melhor, a tendência é que cada vez mais os jovens escolham mudar para cidade”, ressalta o diretor adjunto do Grupo Barralcool, Rene Junqueira Barbour.

“Só tenho a agradecer ao apoio imensurável que o Grupo Barralcool nos tem dado. A nossa balsa, estava há mais de um ano sem a mínima condição de uso. A travessia era realizada apenas com canoas e barcos. Automóveis só tinham acesso por uma estrada onde tínhamos que andar quase 200 km. A comunidade Umutina é muito grata a esta empresa” destacou o cacique Lucimar, líder da Aldeia Umutina.