?> Dia Mundial da Água é celebrado com ciclo de palestras pelo Grupo Barralcool Ler Mais">

Dia Mundial da Água é celebrado com ciclo de palestras pelo Grupo Barralcool

Por Jorge Figueiredo
em 3 de abril de 2013 às 13:57


A sexta-feira (22) marcou o Dia Mundial da Água. Com a finalidade de conscientizar e informar a comunidade acerca deste, que é o recurso natural mais valioso do planeta, o Grupo Barralcool em parceria com o Projeto BB Água Limpa e o DAE de Barra do Bugres realizou um ciclo de palestras, tendo três enfoques diferentes sobre o tema ÁGUA: o tratamento, o uso consciente, e a utilização dentro da maior empresa do município.

No período da manhã o evento aconteceu no auditório da UNEMAT para cerca de 80 universitários dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e Arquitetura. Já no período da tarde o evento foi realizado nas instalações do Grupo Barralcool para 60 colaboradores de vários setores.

O uso racional e conservação da água foi o que moveu estas palestras em conjunto, ministradas por Rosa Fava, química responsável pela qualidade da água – ETA de Barra do Bugres/MT; Sidney Marques Júnior, Engenheiro Ambiental do Grupo Barralcool e Carlos Eduardo, acadêmico do curso de Engenharia de Produção da UNEMAT e integrante do Projeto BB Água Limpa.

As palestras abordaram temas importantes e bastante pontuais como a disponibilidade de água no mundo, formas de uso e o problema do desperdício, ações de reuso da água dentro do Grupo Barralcool e as iniciativas de preservação que a usina já realiza, e também como é realizada a captação no Rio dos Bugres, as etapas de tratamento da água e a distribuição até o consumidor final pelo DAE.

As iniciativas do Grupo Barralcool, dentro do programa de SGA que teve início em 2007, compreendem ações que englobam o consumo específico nos processos produtivos de etanol, açúcar, energia e biodiesel, utilizando como referência a outorga de captação da Usina, bem como as tecnologias utilizadas para redução e consumo racional da água.

“Os investimentos realizados no novo Sistema de Fertirrigação e nos Sistemas de Reuso de Água visam à melhoria da qualidade ambiental de nossos Recursos Hídricos. Os números apresentados nas palestras representam o compromisso da empresa com o meio ambiente, englobando ações para a preservação dos recursos naturais, a recuperação de nascentes e margens de rios,” afirmou o engenheiro ambiental Sidney.

A programação foi iniciada ainda na quinta feira, dia 21/3 junto ao Projeto Doce Vida onde foram ministradas duas palestras para crianças com idade entre 5 à 15 anos sobre o uso consciente da água, elas ainda receberem material de pintura com o mascote “Barralquinho” e squezes patrocinadas pelo SENAI.