?> Óleo do Bem premia estudante com uma bicicleta Ler Mais">

Óleo do Bem premia estudante com uma bicicleta

Por Jorge Figueiredo
em 28 de agosto de 2015 às 11:29


Olhares compenetrados, murmurinhos e muitas exclamações. Afinal, acabara de chegar à Escola Municipal Guiomar Campos Miranda, em Barra do Bugres (MT), um caminhão trazendo a tão cobiçada premiação do projeto Óleo do Bem, uma linda bicicleta. Assim foram recepcionados os colaboradores do Grupo Barralcool, em mais uma entrega de brindes desse projeto que já caiu no gosto dos estudantes. Em meio a tantos olhares estava o feliz ganhador do prêmio, o estudante Gabriel dos Santos Lara, 15 anos, aluno do 1.º ano do ensino médio.

“Estou muito feliz!”, exclamava Gabriel, também não é para menos, desde a criação do projeto, esta é a segunda bicicleta que conquista, além de cinco prêmios menores. “Na minha casa todos nos envolvemos. Desde minha mãe, tia, até vizinhos e pessoas da nossa comunidade. O legal é que além do prêmio, ajudamos na preservação da natureza”. Ponto para o Gabriel e para o meio ambiente que deixa de receber esse resíduo altamente poluente.

De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 1 litro de óleo de cozinha é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água. Se o mesmo for despejado na pia ou descartado inadequadamente, os riscos ao meio ambiente são enormes, podendo causar entupimento das tubulações da própria residência ou mesmo das galerias e redes de esgoto.

O Sr. Juvenor Arriola, diretor da escola, ressalta a importância do projeto. “Agradeço ao Grupo Barralcool, que através do Óleo do Bem nos ajuda na conscientização ambiental dos nossos alunos”. Além das premiações, os alunos recebem constantemente palestras ministradas pelo engenheiro ambiental do grupo. “Fomos presenteados com um lindo bicicletário. Com esse projeto todos somos premiados, obrigado!”.

A Escola Municipal Guiomar Campos Miranda foi presenteada com um bicicletário

Sobre o Projeto Óleo do Bem

O Projeto Óleo do Bem é uma iniciativa do Grupo Barralcool em parceria com as escolas estaduais e municipais da cidade de Barra do Bugres. Seu objetivo é incentivar a mudança de hábitos que acarretam em danos ao meio ambiente. Nesse sentido, o Grupo faz a coleta e reaproveitamento de óleo de fritura residual e que, muitas vezes, é descartado de forma inadequada, nas pias das casas ou no próprio solo, poluindo e ameaçando os rios. Desde o seu início, em 2012, já foi recolhido mais de 15 mil litros de óleo de fritura residual nas escolas.