?> Barralcool recebe certificação ISO 22000 Ler Mais">

Barralcool recebe certificação ISO 22000

Por Jorge Figueiredo
em 15 de dezembro de 2011 às 12:02


Provando seu comprometimento com a segurança do seu açúcar, Barralcool recebe certificação ISO 22000.

As empresas que querem se destacar e permanecer no mercado precisam estar atentas as demandas mundiais e investir na qualidade para se adequar aos novos tempos, já que as exigências aumentaram. E foi com a preocupação de melhorar cada vez mais seu padrão de qualidade que a Usina Barralcool, de Barra do Bugres, há 10 meses começou a se adequar para implantar a certificação ISO 22000.

A certificação da norma mundial específica para a cadeia de alimentos, que abrange a produção, embalagem e logística de distribuição, foi entregue aos diretores da empresa na manhã desta quarta-feira (14), no Projeto Social Doce Vida.

 Para se adaptar as exigências foram realizadas alterações estruturais no processo, como a troca de equipamentos antes confeccionados a base de aço-carbono por linhas e equipamentos de aço inox, até controles automáticos totais da cadeia partindo da matéria-prima até o final do processo na estocagem do produto. Cada etapa de fabricação teve sua importância aumentada. “A Barralcool têm um grande cuidado com a limpeza, maior controle automático, menos pessoas no envase do produto e profissionais bem treinados”, destaca o diretor executivo do Grupo Barralcool, Cidimar Sansão.

A solenidade de entrega da certificação começou com o coordenador de qualidade do Grupo Barralcool, Leandro Patrocínio, lendo um texto obre qualidade. Em seguida Rosimeire Missão, da coordenação de qualidade, disse que a Barralcool não fez apenas a documentação para conquistar a certificação e sim se empenhou para ter uma melhora contínua, trabalho que vem sendo realizado desde 2003 com a certificação ISO 9001, um processo rigoroso de avaliação, e com a ISO 22000, que determina o padrão de qualidade. “Hoje o número de visitantes na linha de produção da usina é restrito para evitar contaminação”.

Paulo Rubens, engenheiro químico e consultor da All Quality, que prestou consultoria para a Barralcool, destacou que a usina faz parte de um seleto grupo de empresas no mundo a conquistar esta certificação. No Mato Grosso a Usina Barralcool é a primeira do setor sucroenergético a receber a ISO 22000. “Não foi difícil implantar a certificação por que a usina já tem programas de qualidade”.

 A empresa produz aproximadamente 60 mil toneladas de açúcar por safra, o grupo Renosa, franqueado Coca-Cola no Centro-Oeste é seu maior cliente. Luciene Branco, da empresa certificadora DNV, também destacou que existe um processo de qualidade contínuo na usina.

 João Nicolau Petroni, diretor-presidente do grupo, salientou que a vitória é de todos e não apenas da diretoria. “Deu certo por que é um trabalho em conjunto. Enquanto existir Barrallcool vai existir qualidade contínua no grupo. É uma honra muito grande ser a primeira empresa do setor a receber esta certificação no Estado de Mato Grosso”.

 O que é?

A ISO 22000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltada para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

A ISO 22000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais.

Podem se beneficiar com a ISO 22000 empresas envolvidas na comercialização, fabricação, tratamento e distribuição de produtos alimentícios e – commodities essenciais, em particular produtores de alimentos, varejistas, abastecedores, cozinhas comerciais e seus fornecedores.

Entre os benefícios da certificação estão: controle dos riscos e determinação de medições preventivas eficientes; aumento da segurança do produto; aumento da confiança do consumidor e revendedor na segurança, qualidade e legalidade do produto.