Segurança do Trabalho

As empresas que constituem o grupo Barralcool têm entre seus objetivos a promoção e preservação da saúde e segurança do conjunto dos seus trabalhadores. O cumprimento deste objetivo gera melhoria do bem estar físico, mental e social dos trabalhadores com consequente melhoria dos níveis de percepção individual de qualidade de vida; nos quatro quadrantes analisáveis (Social, Afetivo, Profissional e Saúde). Assim, e de acordo com as Normas Regulamentadoras, empresa possui SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) próprio, coletivo e centralizado; composto de Médica do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Técnicos de Enfermagem do Trabalho. A empresa também possui amplo Ambulatório Médico para atendimento e conta com 02 (duas) ambulâncias para transporte dos trabalhadores acidentados ou doentes; sendo uma simples e outra equipada para cuidados semintensivos. O Departamento de Segurança do Trabalho da empresa ministra ações educativas e treinamentos em questões de segurança do trabalho e fornece gratuitamente todos os equipamentos de proteção individual e coletiva à todos os colaboradores para o desempenho seguro de suas atividades laborais. Enfim, a empresa, além e independentemente das obrigações legais trabalhistas, prima pela observância dos princípios e práticas de segurança do trabalho e desenvolve constantemente ações de saúde visando o bem estar físico e mental de seus colaboradores.

SESMT – Serviço em Segurança e Medicina do Trabalho

Segurança e Medicina do Trabalho: Setores responsáveis pelo planejamento, controle e execução da Política de Segurança e Saúde do Trabalhador da Barralcool.

Segurança e Medicina do Trabalho: Setores responsáveis pelo planejamento, controle e execução da Política de Segurança e Saúde do Trabalhador da Barralcool.

Segurança do Trabalho

Tem a missão de preservar a integridade física dos funcionários por meio de acompanhamento e fiscalização, prevenindo acidentes, atos ou condições inseguras capazes de colocá-los em risco.

Princípios e dicas básicas

Evitar a prática de atos perigosos ou inseguros; Utilizar sempre o equipamento de proteção individual; Usar ferramentas apropriadas para cada tipo de trabalho; Em casos de dúvidas ou sentimento de insegurança solicite instruções de seus superiores e não execute o serviço antes disso; Este setor também coordena e treina a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a Brigada de emergência (equipe responsável pela prevenção e combate a incêndios e sinistros); monitora e controla a realização dos DDS (Diálogo Diário de Segurança) e mapeamento de segurança dos setores a fim de eliminar todos os riscos que possam prejudicar e ou acidentar os funcionários.

Medicina e Higiene do trabalho

Tem o papel de avaliar até que ponto as condições externas podem prejudicar a saúde do trabalhador, detecta as possíveis atividades insalubres e periculosas, ou causadoras de doenças profissionais e age para preveni-las, aconselha correções e submete os colaboradores a exames clínicos, admissionais, demissionais, audiométricos, periódicos e outros.A Barralcool oferece atendimento médico ambulatorial nas dependências da empresa, contando com salas de repouso (masculino e feminino) e profissionais capacitados da área da saúde.

Também promove campanhas, tais como: prevenção de doenças, doação de sangue, vacinação e outros. Além disso, a Usina possui o serviço de um profissional de fisioterapia que acompanha, diagnostica e analisa os equipamentos, a estrutura interna, disposição física dos mobiliários e distribuição de pessoas, com o intuito de proporcionar melhorias para saúde ocupacional e evitar possíveis problemas de saúde decorrentes do uso indevido de equipamentos, tais como: LER (Lesão por esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho). Além disso, esse profissional treina colaboradores dos setores da empresa para multiplicar, divulgar e praticar a ginástica laboral.