?> Senai-MT e Barralcool oferecem formação em sistemas de automação industrial Ler Mais">

Senai-MT e Barralcool oferecem formação em sistemas de automação industrial

Por Jorge Figueiredo
em 31 de Maio de 2016 às 15:47


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MT) em parceria com o Grupo Barralcool iniciou no dia 12 de maio, o curso de Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial. Essa formação, que faz parte do Programa Jovem Aprendiz, capacitará os jovens a montar, instalar e manter sistemas de automação industrial, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança do trabalho.

Durante os nove meses do curso, os jovens com idade entre 18 e 24 anos, terão aulas teóricas e posteriormente poderão por em prática o aprendizado obtido através do contato direto com os setores da indústria. Este Programa é um pontapé inicial na inserção dos jovens no mercado de trabalho, é uma oportunidade ímpar para que comecem a trilhar uma carreira de sucesso, ou quem sabe, a chance de se destacarem e serem efetivados no quadro de colaboradores do Grupo.

Para Janaina Araujo de Oliveira, uma das selecionadas para o curso, o programa é uma oportunidade do primeiro emprego. “Soube da vaga através da escola que estudo. Inscrevi-me e depois de todo o processo seletivo fui uma das escolhidas. Esta é minha primeira oportunidade profissional, o curso é muito bom, pois nos qualifica em uma área muito boa para se trabalhar”.

Já Renan Naon Darolt, jovem aprendiz, vê no curso a oportunidade de ser efetivado no Grupo. “Ter a oportunidade de interagir com outras pessoas de um curso que vou me capacitar é de bastante interesse pra mim, já que tenho vontade de seguir aqui na Usina. Espero crescer como profissional e atuar na área de automação. O término do curso coincidirá com a minha formação acadêmica, em Engenharia de Produção, pretendo se não for efetivado, me candidatar a uma vaga de trainee”.

O Programa Jovem Aprendiz, atualmente conta com duas turmas, a de Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial, que está em seu primeiro mês e a de Mecânico de Manutenção em Motores Diesel, com encerramento previsto para o mês de julho. No próximo mês, está previsto para iniciar o curso de Aprendizagem de Mecanização Agrícola, que atualmente está em fase final de seleção. Já no segundo semestre está previsto a abertura de outro curso.