A Empresa

Pioneira no setor sucroalcooleiro em Mato Grosso, o Grupo Barralcool foi constituído em setembro de 1980 por empresários e agropecuaristas de Barra do Bugres – MT, que viram no Programa Nacional do Álcool (Proálcool), uma perspectiva para geração de divisas e empregos no município.

Com o empreendedorismo dos seus acionistas, que acreditaram no potencial do setor sucroalcooleiro, em setembro de 1983 foi realizada a primeira safra.  Com capacidade instalada de produção de 180 mil litros de álcool/dia, a Barralcool moeu 35 mil toneladas de cana-de-açúcar, produzindo no período 2.465.800 litros de álcool hidratado.

Nos anos seguintes, inúmeros investimentos foram feitos na ampliação da capacidade produtiva do etanol e de novos produtos, como a instalação da fábrica de açúcar, geração de energia elétrica, fabricação de levedura para nutrição animal e instalação de uma moderna unidade de produção de biodiesel, desta forma tornando-se a primeira indústria em todo mundo a integrar os quatro bios (bioetanol, bioenergia alimentar, bioeletricidade e biodiesel).

Na safra 2018/19, foram moídas 2.479.186 toneladas de cana-de-açúcar, que possibilitaram a produção de 1.301.500 sacas de açúcar (50 kg), 90.018.818 litros de etanol anidro, 86.152.103 litros de etanol hidratado, a geração de 98.808 MW de energia e a produção de 14.731 sacas (25 kg) de levedura. A capacidade instalada do parque industrial para a moagem é de 14.000 toneladas de cana-de-açúcar por dia.  Atualmente 100% da colheita é mecanizada.   

Em 2019, o Grupo Barralcool comemora a sua 37ª safra, resultado de muito esforço, dedicação e profissionalismo, mantendo o mesmo propósito de gerar e fortalecer relações de confiança, com os públicos internos e externos. Assim, garantirá a qualidade dos seus produtos e serviços e o seu papel de gerador de empregos para pessoas da comunidade, regiões vizinhas e outros estados.

Diretoria

Diretor Presidente – Agostinho Sansão
Diretor Adjunto – Rene Junqueira Barbour
Diretor Industrial – Afrânio Antônio Delgado
Diretor Superintendente – Dante Petroni Neto
Diretor Agrícola – Moacir Sansão
Diretor Executivo – Cidimar Luiz Sansão
Diretor Executivo – Wilson Carlos Galera
Diretor Executivo – Silvio Cezar Pereira Rangel
Supervisor Industrial – Rafael Melfa Caputo
Gerente Administrativo – Newton Mariano Granja
Gerente Agrícola – Marco Antônio Beletti Perez
Gerente da Unidade de Alimentação e Nutrição – Maria Luiza Sansão
Gerente de Recursos Humanos – Roberto Romas Gomes dos Santos
Gerente Financeiro – Wilson Carlos Galera Filho
Supervisor de Compras – Darlan Seconello
Supervisora Controle de Qualidade – Rosimeire Missão
Supervisor de Manutenção Automotiva – Neulivan Vasconcelos Souza Filho