O Grupo Barralcool marcou presença na comemoração dos 30 anos do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, realizado em Várzea Grande, nesta terça-feira (29), pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT).
Criado em 1995, o Conselho foi o primeiro do Brasil e se consolidou como referência nacional na defesa de uma educação que respeita as línguas, culturas e tradições dos povos originários.
Nessas três décadas, o Grupo Barralcool contribui para melhorias na Escola Estadual Indígena Jula Paré, em 2019, no território Balatipone-Umutina, e com o início da primeira turma de formação de professores, em 2001, através da Faculdade Intercultural Indígena (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
De acordo com a Coordenadora do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Barra do Bugres, professora doutora Eliana Bonoponepa Monzilar, o apoio possibilitou grandes avanços no município e Estado. “Foi um projeto pioneiro onde a Unemat ofertou o curso de formação e a empresa esteve à frente dando suporte. Além da educação, a Barralcool oferece todo suporte em outras iniciativas, como etnoturismo, esporte e a promoção da cultura indígena”, complementa.
Para o representante do Grupo, todo investimento na educação é retorno para a própria comunidade. “Faz parte da nossa responsabilidade corporativa e muito nos orgulha participar desse momento histórico. A educação escolar indígena vai além da formação profissional, é a ponte de saberes culturais com os saberes científicos”, disse Réulliner Rodrigues, analista de Comunicação e Marketing.
Durante o evento, foram lembradas que através das lutas e fortalecimento dessas iniciativas, mais de 650 professores indígenas já foram formados. Dados do Conselho mostram que Mato Grosso possui 43 povos e cerca de 12 mil estudantes indígenas em 42 municípios.
Em três décadas, é a primeira vez que comemoram essa conquista de garantia de direitos. Estiveram presentes secretários de estado, representante do Ministério da Educação (MEC), reitores da Unemat e UFMT, além de conselheiros, professores, técnicos, alunos da educação básica e superior, e o Grupo Barralcool.
Fotos: Rodrigo PS Fonseca (Assessoria Seduc)