Sensibilizar, conscientizar e promover o diagnóstico precoce contra o câncer de mama. Com este objetivo que as colaboradoras do Grupo Barralcool realizaram uma Caminhada pelas principais ruas da cidade na manhã de sábado (14/out).
A iniciativa, em alusão ao movimento Outubro Rosa, reforça o compromisso com a promoção da saúde encorajando as mulheres sociedade, em especial com mais de 40 anos, a realizarem exames regularmente de mamografia e o autoexame.
Para compartilhar suas experiências de forma positiva, a ação também contou com bate-papo com pacientes oncológicas, orientações de profissionais da Saúde do Grupo Barralcool, além de um café da manhã, brindes e apresentação musical com as crianças do Projeto Doce Vida.
Durante a roda de conversa, a paciente Letícia Oliveira, arquiteta e designer de interiores, compartilhou como foi a descoberta do câncer até o tratamento. “É extremamente importante trazer eventos como este, em especial para as mulheres, para que elas possam fazer o autoexame, o diagnóstico precoce e seguir um tratamento”, pontua.
Responsável por fomentar o projeto da Caminhada Rosa, a médica do trabalho do Grupo Barralcool, Silvia Sansão, fala que a ação além de levar conscientização busca trazer informações sobre os fatores de risco e diagnóstico.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. A doença está entre as que causam mais mortes. Ainda, segundo o Instituto, 1% dos casos são diagnosticados em homens.
SINAIS E SINTOMAS – Quando na fase inicial, o câncer de mama apresenta sinais e sintomas possíveis de detectá-los, como caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor; alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou pescoço; pele da mama avermelhada, retraída ou enrijecida.