MEIO AMBIENTE

Grupo Barralcool doa mais de 18 mil mudas para preservação de nascentes e áreas de proteção

O volume de doações serão o suficiente para recuperar cerca de 11 hectares.

O Grupo Barralcool, uma das maiores produtoras de açúcar e etanol em Mato Grosso, doou mais de 18 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. Destinadas a diferentes projetos, as mudas incluem a proteção de nascentes, recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e ações em aldeias, escolas e comunidades em Barra do Bugres, Porto Estrela e Tangará da Serra (MT). O volume de doações serão o suficiente para recuperar cerca de 11 hectares.

A maior ação do ano ocorreu em setembro, no mês em que se comemora o Dia da Árvore (21), quando foram entregues 7.506 mudas, destacando o engajamento da empresa em iniciativas de preservação ambiental e sustentabilidade.

“O compromisso com o meio ambiente e com as comunidades em torno de nossa unidade é um dos nossos pilares. Queremos sensibilizar a sociedade que o plantio de uma árvore e a recuperação é uma atividade importante para garantir mais qualidade de vida. O Grupo Barralcool realiza este trabalho a longos anos e tem total apoio da alta direção em campanhas de conscientização, plantio e doações de mudas” pontua o supervisor ambiental da empresa, Sidney Marques Junior.

Em apenas uma doação, 5022 mudas foram destinadas a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) em Tangará da Serra. A parceria com a Agropecuária Afonso Giansante prevê o plantio de mudas nativas às margens da MT-170 e do Rio Formoso.

No Distrito do Progresso, também em Tangará da Serra, a parceria do Grupo com o Projeto Cultivando Água Boa, promovido pelo Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), possibilitou a doação de mil mudas. A ação visa a preservação da nascente do Rio Ararão e do Córrego Cristalino, este compõe a bacia de fonte de abastecimento de água do município.

“Apenas o Instituto não consegue realizar este trabalho sozinho, por isso as parcerias são importantes. Antes de realizar a restauração das nascentes, realizamos um acompanhamento e monitoramento ambiental”, destaca o biólogo Vitor Azarias Campos, do IPAC.

Entre as espécies nativas doadas estão ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco, cumbaru, aroeira, ingá, peroba, merendiba, angico, cedro, limãozinho, azeitona roxa, amendoim de bugre e garapeira. Já entre as frutíferas, estão o tamarindo, pitomba, goiaba e limão.

O Grupo Barralcool mantém um viveiro de mudas em sua unidade agrícola, em Barra do Bugres (MT), com capacidade de produzir cerca de 40 mil mudas por ano.