Social

A cada ano que passa nossa empresa tem ampliado seus investimentos e práticas tangentes à Política de Responsabilidade Social, a qual estima e beneficia os profissionais da empresa, seus dependentes, comunidade e regiões vizinhas com ações voltadas para a qualidade de vida e bem estar social.

Essa política constrói e fortalece laços com a sociedade e, no caso da Barralcool, está principalmente representada através da Associação Barralcool de Assistência Social de Barra do Bugres, popularmente conhecida como Projeto Doce Vida. Fundado em 2007, atende atualmente cerca de 200 crianças do município. Seu foco é o aprendizado em diversas faces, aborda atividades relacionadas à saúde, computação, esporte, artes, culinária, dança, música, entre outros, sem perder de vista e interferir na educação recebida em casa e na escola, mas, ao contrário, fortalecendo-a. As crianças do projeto são acompanhadas por monitores capacitados para oferecer apoio psicopedagógico.

Nas dependências do Projeto Doce Vida existe também salas de alfabetização para adultos, sendo estas, pessoas da cidade e também do quadro de pessoal da nossa empresa.

Além disso, por meio da área de Recursos Humanos, a Barralcool nos últimos anos implantou alguns programas internos ligados a questões de responsabilidade social por envolver e oportunizar os colaboradores e a comunidade, tais como:

EJA – Educação de Jovens e Adultos – Nasceu por meio de uma parceria firmada com uma Instituição de Qualificação, visando incentivar os colaboradores ao retorno às salas de aula e na busca pelo aprendizado, melhorando-se cada vez mais enquanto profissional e pessoa, fato que reflete no desenvolvimento da comunidade de Barra do Bugres. Em Abril do ano de 2011 aconteceu à formatura das primeiras turmas.

Programa Jovem Aprendiz – Programa de Aprendizagem que objetiva o aperfeiçoamento de jovens através da realização de cursos profissionalizantes, preparando-os para a inserção na empresa ou no mercado de trabalho como um todo.

Programa Trainee – Programa focado em profissionais recém-formados que objetiva a efetivação dos mesmos nos cargos cujo quais permaneceram em treinamento durante o tempo estabelecido pelo programa.

Programa de Estágio – A Barralcool tem ofertado para estudantes a oportunidade de realização de estágio, curricular e extra, de modo que os mesmos apliquem e solidifiquem seus conhecimentos acadêmicos e teóricos com o exercício da prática em nossas áreas.

Grupo de Trabalho para Inclusão de Pessoa Com Deficiência (PCD) – A Barralcool firmou uma parceria com a Secretaria de Ação Social do Município e têm trabalhado com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social, pedagogos e outros que compõe o grupo. O comitê formado por membros da Barralcool e da Secretaria realiza reuniões de discussão e planejamento, encontros com pessoas com deficiência e seus familiares para reflexão e sensibilização visando à promoção da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A Usina contratou o serviço de uma empresa especializada para realização de um mapeamento funcional a fim de obter diagnóstico sobre a realidade estrutural da empresa quanto aos setores e cargos alinhando-os com as deficiências permitidas para execução e locação.

Confira mais receitas deliciosas que você pode preparar com o açúcar Barralcool Leia mais notícias Leia mais novidades da Sala de Imprensa