Meio Ambiente

Meio Ambiente:

Programas que priorizam a qualidade dos produtos e a redução dos impactos ao Meio Ambiente são constantemente pensados e desenvolvidos na empresa. Atender a legislação ambiental e, quando possível, se antecipar a ela, é uma premissa que gera inovações e garante a sustentabilidade do negócio. Todas as atividades do grupo são monitoradas e controladas segundo a legislação vigente e Programas específicos para o desenvolvimento sustentável.

A destinação adequada dos resíduos industriais, o monitoramento da qualidade de água, a reutilização das águas industriais, a redução e controle de emissão de gases, uma tecnologia utilizada na produção do Etanol Anidro que elimina o uso de produtos químicos poluentes, assim como a conservação do solo e dos recursos hídricos, a redução de emissões atmosféricas, o uso racional de defensivos agrícolas, e o controle biológico, estão entre as ações priorizadas nas atividades agrícolas da empresa.

Viveiro de Mudas Nativas:

Localizado dentro do extensão Barralcool, em Barra do Bugres, produz em média 150 mil mudas de 35 espécies nativas da região. As sementes são selecionadas em áreas nativas da região e cuidadosamente cultivadas para gerar novas mudas que são utilizadas no reflorestamento das Áreas de Preservação Permanentes – APP’s e na distribuição ha comunidade através do Projeto “Plante VIDA” com dois eventos anuais;

  • Semana do Meio Ambiente (em maio)
  • Dia da Árvore (em setembro)

 Plante VIDA:

“UMA ÁRVORE ABSORVE, EM MÉDIA 22Kg DE CO2 POR DIA. PLANTE UMA ÁRVORE, E AJUDE A CUIDAR DO NOSSO PLANETA”.

Foi com este principio que o Grupo Barralcool iniciou mais um Projeto Ambiental. Plante VIDA tem como foco parcerias com a comunidade de Barra do Bugres e as escolas, afim de incentivar o contato de crianças e adolescentes com o meio ambiente e a importância da natureza em nosso dia a dia.

VIVA o Peixe:

É um projeto ambiental voltado a ictiofauna na Bacia do Rio Paraguaia, que tem como foco a soltura de alevinos na Bacia do Paraguai.

São soltos anualmente 15 mil peixinhos da espécie pacu, que é típica da região.

Óleo do BEM:

“Apenas 1 litro de óleo usado pode contaminar 1 milhão de litros de água”.

O objetivo do projeto é criar um sistema de coleta seletiva de óleo de fritura usado no município de Barra do Bugres/MT, visando à prestação de um serviço socioambiental de grande valia, evitando que este resíduo contamine o solo e os cursos d’água.

O óleo coletado será destinado para reutilização nas dependências da Divisão Biodiesel do Grupo Barralcool.

SGA – Sistema de Gestão Ambiental

Com a missão de apresentar os resultados do gerenciamento das condições ambientais essa política foca na minimização e eliminação de impactos ambientais, atento sempre à Legislação Ambiental.

Atividades:

Reflorestamento de aproximadamente 300 hectares com o plantio de 200 mil mudas de espécies nativas;
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais,
Manutenção e proteção de mananciais hídricos;
VIVA o Peixe:  Soltura de alevinos na bacia do alto Paraguai; que no ano de 2011 soltou em média de 15 mil alevinos no rio;
Plante VIDA: Semana da árvore, distribuição de mudas anualmente e campanha a favor da preservação e respeito ao meio ambiente;
Monitoramento de águas superficiais e subterrâneas
Monitoramento de emissões atmosféricas.
Utilização de técnicas conservacionistas de solo
Proteção do lençol freático
Ação de redução no consumo de água: reuso da água

O Grupo Barralcool acredita que a atividade produtiva deve ocorrer em harmonia com o meio ambiente.  Assim, investe em uma série de atividades e ações de preservação e educação ambiental pensando nas gerações futuras.

Confira algumas fotos dos trabalhos de reflorestamento:

Confira mais receitas deliciosas que você pode preparar com o açúcar Barralcool Leia mais notícias Leia mais novidades da Sala de Imprensa