História

A Barralcool deu início aos seus trabalhos como Usina Sucroalcooleira no ano de 1.980, sendo constituída por agropecuaristas do município da cidade de Barra do Bugres – MT, através de investimentos próprios e também com financiamentos do Proálcool.

A partir da união e empenho dos sócios, em setembro de 1983, ocorreu o primeiro ano de safra. Nossa principal matéria-prima, a cana-de-açúcar, é fornecida pelos sócios, acionistas e também parte é pertencente à própria empresa.

No ano de 2011 somamos mais de 28 anos de investimentos em qualidade, desenvolvimento, melhorias nos serviços, equipamentos, produtos e capital humano. As atividades são pautadas na honestidade e no comprometimento, na defesa pelos princípios de respeito à vida humana, em pleno respeito às leis, estatutos, regulamentações e adoções de práticas de proteção ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

Atualmente a Barralcool já dispõe de um processo agrícola 70% mecanizado desde o plantio até a colheita, oferecendo à matéria-prima cuidados especiais, desde a saída da lavoura até a chegada à Usina, onde passará por diversas etapas do processo de industrialização até transformar-se no produto acabado a ser expedido.

A Usina Barralcool trabalha até o presente ano com as seguintes produções:

Etanol: Primeiro produto fabricado em nossa empresa:

Anidro, destina-se a mistura com a gasolina; Hidratado é utilizado diretamente como combustível para os automóveis.

Açúcar: Segunda evidência de crescimento:

Açúcar cristal – destinado aos consumidores domésticos.

Açúcar especial – para uso na indústria de bebidas.

Energia Elétrica: Terceira grande conquista. Gerada pelo vapor das modernas caldeiras de alta pressão que são alimentadas pelo bagaço da cana. Essa eletricidade movimenta 100% a Usina e também, por meio de cliente externo, é destinada à população para consumo residencial e comercial.

Biodiesel: Quarta e outra ilustre vitória por parte da empresa. Instaurada em Novembro de 2006, investimento realizado devido à crença na evolução dos biocombustíveis. Produto biodegradável derivado de fontes renováveis, como gorduras animais (sebo) e óleos vegetais (mamona, dendê, girassol soja).

Levedura: Quinta e última produção até o ano de 2011. Produto fabricado e vendido atualmente para empresas do segmento alimentício animal, possui forte fator protéico que serve como composto ou ingrediente para ração animal. A nossa empresa almeja que essa produção futuramente possa ser vendida para outras finalidades no mercado, como por exemplo, ser utilizado como proteína ou suplemento humano.

A Usina Barralcool tem como um dos seus grandes objetivos estabelecer relações de confiança com clientes internos e externos, garantindo a qualidade dos seus produtos e serviços e, além disso, manter seu papel de gerador de emprego para as pessoas da comunidade, regiões vizinhas e outros estados.

Nossas Áreas

A Barralcool atualmente é composta pelas áreas mencionadas abaixo, as quais são representadas por um Gerente, cujo papel é propiciar, também por meio de sua gestão, desenvolvimento técnico, pessoal e o alcance das metas de cada safra. O apoio da equipe de supervisores, coordenadores e líderes, que acompanham nossos operadores, técnicos, auxiliares e outros, é de fundamental importância para conquista desses objetivos.

Composição das áreas da Barralcool:

Administrativa
Agrícola
Biodiesel
Comercial
Compras
Industrial
Manutenção Automotiva
Nutrição
Recursos Humanos

Premiações/ Certificações conquistadas pela Usina Barralcool S.A.:

Participou do Programa ECO (de reciclagem de baterias) Promovido pela AGROAMAZÔNIA, ENERTEC, e JOHN DEERE, que obedece a resolução nº 257 de 30 de junho de 1999 (Preservação meio ambiente).

A Assembléia do Estado de Mato Grosso manifesta reconhecimento público pela sua contribuição em prol da difusão da Responsabilidade Social e Balanço Social em Cuiabá-MT em 05 de Novembro de 2009 e 18 de Novembro de 2010, concedendo o Certificado de Responsabilidade Social.

Certificado do Sistema de Gestão: O sistema de Gestão da organização Usina Barralcool S/A – foi considerada em conformidade com os requisitos da norma NBR ISO 9001 – 2008.

Em 25 de maio de 2005 a Usina recebeu o 9º Prêmio Top Qualidade Brasil– CICESP* – Centro de Integração Cultural e Empresarial), o Prêmio de “Qualidade Empresarial e Responsabilidade Social”.

Prêmio Master Cana 2001 – Procana: O Centro de Informações Sucroalcooeiras concedeu-nos o prêmio em reconhecimento à seu desempenho na categoria “Usina/Destilaria do ano” – Informática e automação. São Paulo, Outubro de 2001. Referência Global em excelência e Qualidade Máster.

Troféus: Reconhecimento pelo apoio dado ao esporte de MT (Lei de incentivo 6.978/97) SICMET, Sec. Do Est. De Esporte e Lazer – MT e Fest Bugres 2009 e 2010 (1º Lugar).

Confira mais receitas deliciosas que você pode preparar com o açúcar Barralcool Leia mais notícias Leia mais novidades da Sala de Imprensa